terça-feira, 31 de maio de 2011

Campos do Jordão, a Aspen dos pobres!

Nas aulas de Geografia na Escola sempre gostei muito de Clima e Relevo e esses dois pontos de interesse apresentam grande destaque quando analisamos a Cidade de Campos do Jordão, conhecida como a Suiça Brasileira, mas, para mim, carinhosamente apelidade de "Aspen dos Pobres".

Dos pobres? Sim! Mesmo com belíssimas casas milionárias e uma infinidade de carros importados, a querida Campos fica pra trás de Aspen... Se a estação de Ski do Colorado é freqüentada pelo encrenqueiro Charlie Sheen, Campos é frequentada por Dado Dolabella. O sofisticado Michael Douglas é visto em Aspen, já em Campos encontramos o José Mayer. Mas mesmo sendo uma versão genérica da cidade que ficou famosa pelo filme "Debi & Lóide", acho Campos do 
                                                              










Campos do Jordão é famosa por ser a cidade mais fria do Estado de São Paulo com mínimas muito baixas e máximas bem amenas, fazendo frente, ou melhor, ficando atrás, mas com dignidade, das cidades mais frias do Brasil como Urupema e São Joaquim.

Não sei se vocês vão achar interessante, mas a influência da altitude faz com que o clima seja um ativo de Campos do Jordão, seja hoje ou no passado. Muitas pessoas não sabem, mas no começo da cidade ela era famosa não pelo Turismo, mas pelas clinicas de tratamento de Tuberculose. O clima de Jordan Fields tem propriedades que auxiliavam no tratamento dessas enfermidades. Com o tempo essa atividade econômica foi sendo substituída pelo Turismo que é o que move a cidade hoje.

Esse incremento na altitude, quando comparada à cidade de São Paulo, faz com que Campos apresente um clima com maior amplitude térmica e o tempo inteiro mais frio que a Capital Paulista. Isso que São Paulo está em um planalto a cerca de 750m acima do Mar. Campos com seus 1650m tem noites frias quase que o ano inteiro. Se a comparação for com Ubatuba, mais ou menos na mesma latitude que Campos, mas ao nivel do Mar, a diferença é brutal! Inclusive uma dica é um dia curtir uma manhã de sol e praia em Ubatuba com uma cerveja gelada, subir a Serra até Taubaté e depois pegar a Serra até Campos, curtindo o frio e degustando um Scotch! É uma viagem belíssima, com enormes variações na paisagem e no clima em poucas horas!

A imagem abaixo mostra algumas estações meteorológicas no Estado de SP, parte do RJ e MG durante o final da noite de hoje, e é possível ver as enormes diferenças de temperatura entre Campos e as demais cidades do Estado.



Para concluir vejam como as temperaturas ao longo do dia são muito diferentes em Campos em em São Paulo, medições na estação do Itaim (SP) e da Vila Inglesa (CDJ).






O clima de Campos pode ser acompanhado pelo site

http://www.wunderground.com/weatherstation/WXDailyHistory.asp?ID=IBRASIL12

É uma ótima dica pra quem vai viajar pra lá! Quem tiver twitter pode acompanhar no

http://twitter.com/#!/Tempoemcampos

Eu terminaria com a frase "só falta neve para Campos ser perfeita", mas saibam que isso já aconteceu algumas vezes na cidade e nada impede que possa acontecer no futuro. Com as condições certas, podemos ter uma nevasca em Campos até mesmo neste ano! Quem viver, verá!

Nenhum comentário: