sábado, 16 de julho de 2011

SERRA DA MANTIQUEIRA

Infectados pelo vírus ALT-TAB,

Vejam que interessantes essas fotos e vídeos da Serra da Mantiqueira em recente viagem pela região!

Sem dúvida é uma das regiões mais bonitas do Brasil, com destaque para o Parque Nacional de Itatiaia! Em alguns lugares vi interessantes obras públicas para melhorar a estrutura dos locais, mas existe MUITO a ser feito, principalmente na Região do Parque Nacional de Itatiaia que é uma região geograficamente muito privilegiada, mas tem um acesso muito complicado para os visitantes. Imaginem demorar 1h para andar 14km em uma estrada de terra/pedras extremamente hostil à suspensão e aos pneus do carro!

Mas vamos aos atrativos da região!


MONTE ALEGRE DO SUL
- Pequena e charmosa cidade no meio das Montanhas, altitude de 750m na cidade e cerca de 1.000m nas montanhas da região. Não é uma região tão alta, pois é a transição do Planalto até a Serra da Mantiqueira. Existem ótimos bares, restaurantes e Cafés na cidade.





















MONTE VERDE
- Cidade relativamente próxima à Monte Alegre, mas em uma região muito mais alta e Montanhosa. A cidade fica a cerca de 1.600m de altitude e as Montanhas em volta passam um pouco de 2.000m. Ótimos hotéis, bons restaurantes e destaque para o INCRÍVEL Chope do Fritz!



















ITAMONTE & PARQUE NACIONAL DE ITATIAIA
- Junto com a Serra Fina é a região mais alta da Serra da Mantiqueira, com paisagens que lembram os Highlands da Escócia. A "Garganta do Registro", que divide os estados de Rio de Janeiro e Minas Gerais, a 1.670m de altitude e ponto asfaltado mais alto do Brasil é onde tem início a Estrada do Parque Nacional de Itatiaia com cerca de 14km até o Posto de Controle do Parque Nacional, a cerca de 2.400m de altitude, que é o ponto de partida para as caminhadas e escaladas da região. As Montanhas mais altas chegam a quase 2.800m. Quando eu estava na região o Exército Brasileiro estava em treinamento, com base no Abrigo Rebouças. Falta uma boa reforma na estrada do Parque Nacional, pois ela é de terra e em alguns pontos está péssima. É necessário andar com muito cuidado para não destruir o seu carro, pois existem muitas pedras. Meu carro é um carro normal, com Jipes, SUVs ou Picapes deve ser bem mais tranquilo, mas o acesso deveria ser bom para todos. É uma região muito bonita que todos deveriam conhecer!










































Espero que tenham gostado das fotos e dos vídeos e que se animem a conhecer a região! Falta ainda Visconde de Mauá, mas ainda não tenho as fotos e quando tiver vou colocá-las!

Nenhum comentário: